Porque da neblina não caem lágrimas
SINOPSE
Porque da neblina não caem lágrimas é um livro cujos textos traduzem o amor da autora pela Póvoa, terra por quem se deixou adotar como «uma filha da nortada, do sol e do nevoeiro». Reconhecem-se personagens, espaços, episódios dos tempos de hoje e de um outro tempo que se dão a ver em dias de sol, outros de neblina.
LIVROS EDITADOS
-

GILBERTO, O CÃO POETA
Gilberto, o cão poeta, anda triste porque o João não o entende que ele é especial e que adora escrever poesia. Os animais todos da quinta vão ajudar, o ouriço Batista, o pato Pateco, as gatinhas Kiki e Nini, a galinha Ernestina e a ovelha Celestina. Queres ver como vão fazer?
-

MIGUEL E KIKO NO 25 DE ABRIL
Já em 2.ª ed. Miguel e Kiko no 25 de Abril é uma história que conta o entusiasmo da nação, nas ruas de Lisboa, após a chegada do capitão Salgueiro Maia e os seus mais de 200 militares no dia 25 de abril; que aborda a prisão e a libertação de presos políticos; que fala de esperança, coragem e amor e que, sobretudo, deve levar à reflexão sobre o direito à Liberdade.
-

ORA EÇA, SENHOR QUEIROZ!
Ora Eça, Senhor Queiroz! é uma biografia pensada para os alunos do 11.º ano. Retrata a vida de Eça, o maior escritor do Realismo em Portugal. O leitor fica a par do que se discutia nas reuniões do Cenáculo, dos objetivos da Geração de 70, das conturbadas polémicas literárias da altura, que culminaram na proibição das Conferências do Casino. Fica também a conhecer a intimidade amorosa e familiar do autor até ao dia da sua morte.
-

EÇA DE QUEIROZ
Eça de Queiroz – Sou um pobre homem da Póvoa de Varzim é uma pequena biografia pensada para leitores até ao 9.º ano, sobre o autor de «A Aia», que foi o maior escritor do Realismo português. Rejeitado pela mãe, logo à nascença, o pequeno José Maria é acolhido pelo avô paterno, mas, à morte deste, tem de ir para um colégio interno.
-

O MON(S)TRENGO DA BIBLIOTECA
O Mo(n)sTrengo da Biblioteca é o 2.º livro da coleção Os Tesouropatas, onde os três irmãos e o Trengo terão de desvendar as pistas deixadas pelo avô Bernardo e pela avó Matilde para encontrar o monstro, que existe ou não, e que vive na biblioteca da casa!
-

AÇÔR, O CÃO DE VENTURA TERRA
Açôr, o Cão de Ventura Terra é uma bibliografia ficcionada de um dos maiores arquitetos do século XX, cuja perfeição e amor pela arte estão em projetos como a sala da Assembleia da República, o Teatro Politeama, Santa Luzia e a maior parte dos palacetes e liceus de Lisboa. A sua história é contada por Açôr, o cão que adorou e que o viu partir prematuramente.
-

ESTAFETA JÚNIOR
O Estafeta Júnior 221 é uma história cheia de humor que retrata o momento da conceção até ao parto. «A menina que vivia numa Nuvem», o ventre da mãe, vai receber o Cegonhito, o Estafeta Júnior 221, mas vai ter de lhe provar que ainda não é o dia do seu nascimento. Para isso vai usar inclusive as novas tecnologias. Difícil vai ser convencê-lo.
-

O MANTO ENCANTADO DA MOURA
O Manto Encantado da Moura é a continuidade da história de Yasmin, a Senhora do Lanhoso, onde é revelado o seu grande segredo. Ela terá de tecer o manto mágico para salvar a sua irmã e as restantes guardiãs do tesouro.
-

O SEGREDO DA MOURA
O Segredo da Moura conta a história de uma Yasmin, uma bela moura, que viveu no castelo da Póvoa de Lanhoso. Para afastar a solidão, passava os dias a tecer belíssimos panos no seu tear de ouro, dos quais saiam crianças felizes, a quem ela contava histórias maravilhosas.
-

ANIMAIS NO SÓTÃO
Animais no sótão é um livro de poemas bem divertidos. Vivem lá um gato, um cão, uma girafa, um hipopótamo, um panda-gigante, um elefante, um rouxinol, um caracol e até um jacaré.
-

O MISTÉRIO NO SÓTÃO
O Mistério no Sótão, da coleção Os Tesouropatas, conta a história de três netos (que vibram com mistérios e tesouros) e que vivem com os avôs, na casa do Beiral. Trengo, o cão da família, é um azarento que só faz asneiras, mas é adorado por todos e, quando quer, é um verdadeiro detetive.